Mountain Bike – Chinchero, Maras e Moray

Opa! Tudo bom?

Ainda tô no Peru, tentando me aclimatar e quase lá em Machu Picchu. Depois do passeio da Via Ferrata e do Skylodge (dá um confere aí no post se ainda não leu), resolvi fazer um tour de mountain bike por Chinchero, Maras e Moray.

Talvez esses três lugares não sejam tão conhecidos quanto Machu Picchu, mas valem a pena demais!!! Em cada um foi uma surpresa.

O dia começa em Chinchero. Fomos de van de Cusco até lá. Começou com uma explicação sobre o lugar, a igreja e as terraças. Chinchero era um grande povoado na época do império Inca, com as famosas terraças para plantação e provavelmente com um templo por conta do formato do corte das pedras. Mas pra variar, nos idos de 1530, Francisco Pizarro chegou não querendo saber de nada e mandaram bomba no lugar. Construíram uma igreja católica em cima das ruínas e que está muito bem conservada até hoje.

De lá, fomos de van até o ponto de partida do passeio de bike a aí começou. Primeira parte bem tranquila. Poucas subidas. O que mata mesmo é o ar rarefeito. Em alguns lugares a gente estava até mais alto do que Cusco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas depois de uma hora e pouco, chegamos a Moray! Mermão! Que que isso?! Incrível como os Incas tinham tanta tecnologia. Há mais de 600 anos já tinham um laboratório agrícola de microclima pra poder plantar espécies de altitudes baixas mais em cima e vice-versa. Dá um confere nas fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois disso, hora do rango! Como parte do tour, o almoço estava incluído. Então o povo já tinha armado as barracas (epa) e preparado tudo lá. Coisa fina!

Por último, pegamos a parte mais difícil do percurso até Maras. Choveu, foi lama até fiofo, pneu furado, mas valeu a pena demais! Maras é fantástico. São salares construídos na encosta da montanha e que até hoje as famílias sobrevivem disso. Na época inca, eles sabiam que precisavam de iodo no sal. Por isso, desse sal extraído aí em Maras, levavam pra costa, embrulhavam os peixes neles e traziam de volta o sal iodado. Fueda!

É isso por hoy! Fizemos de novo o passeio com a Adventures Within Reach. Próximo post vem Machu Picchu!

Besos no core! Fui!

Autor: Diego Arelano

Diego was born in Sao Paulo and raised all over Brazil. Ultimately arriving in Brasilia, he completed his bachelors in Communication and Media Studies at the University of Brasilia. In 2013, following his passions and personal interests, he was selected by Embratur, the Brazilian tourism board, to lead their eco and adventure tourism division. In 2017, Diego joined the ATTA (Adventure Travel Trade Association), the most important institution in Adventure Tourism in the world, recognized by the UNWTO and with more than 1.400 members over 100 countries. He has lived in Hawaii, Seattle, Sao Paulo, but currently resides in Montana, USA.

2 comentários em “Mountain Bike – Chinchero, Maras e Moray”

Fala que eu te escuto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s